EXTRATO INSS

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS podem consultar o pagamento dos seus benefícios por meio do Extrato INSS.

O Extrato INSS funciona para que o contribuinte saiba todas as informações financeira sobre o seu benefício, ou seja, se os depósitos estão sendo realizado de maneira correta.

Para realizar a emissão do extrato INSS basta possui uma conexão com a internet através de um celular, tablet ou computador. Sua emissão pode ser realizada de forma mensal, facilitando o acompanhamento de todos os valores lançados.

Então, a grande novidade é que agora não há necessidade de enfrentar filas enormes nas agências da Previdência Social para obter seu extrato. Seu serviço está disponibilizado de maneira rápida, simples e prática.

Trazendo assim, uma maior comodidade para você e para o órgão federal.

COMO CONSULTAR O EXTRATO INSS

O Extrato INSS é uma declaração que possibilita ao contribuinte visualizar todas as suas contribuições feitas para a Previdência.

Além de reunir os dados cadastrais do contribuinte, os vínculos empregatícios que já possuiu e os respectivos salários. Ou seja, informa a renda dos beneficiários, as datas dos pagamentos das contribuições, e os valores das suas remunerações.

Através do Portal MEU INSS o segurado tem a possibilidade de emitir o seu Extrato INSS de forma online e completa, o que antes não era possível, pois apenas emitia o último extrato e para saber os demais era necessário comparecer a uma agência da previdência social.

Então, para consulta o Extrato INSS, primeiro deve-se entrar no portal MEU INSS pelo link https://meu.inss.gov.br/central/index.html.

extrato inss

Em seguida, procure no rol de serviços que fica ao lado esquerdo da tela a opção “Extrato Previdenciário CNIS”.

Feito isso, crie o seu login através do site Cidadão.br, informando o número do cadastro de pessoa física e a senha.

Se não possuir senha, clique em “cadastrar-se”. Apenas por meio desse login é que o segurado terá acessado ao Extrato INSS.

O cadastro é feito de maneira rápida, e basta que digite o número do cadastro de pessoa física, a data de nascimento, o nome completo, o nome completo da mãe e ao final, clicar no botão “próximo”.

E como uma forma de garantir sua segurança, o MEU INSS realiza algumas perguntas sobre sua vida laboral, como por exemplo

  • em qual/quais empresas trabalhou
  • quando ocorreu a sua última contribuição nos últimos 5 anos
  • o valor do salário.

São basicamente essas perguntas feitas pelo questionário.

Se tiver respondido tudo correto, o site gerará uma senha numérica, que poderá ser alterada depois do primeiro acesso ao seu login.

Realizado todos esses passos para cadastrar-se, é preciso que novamente entre na página inicial do MEU INSS e clique em “login”, informando o CPF e a senha que site acabou de gerar.

Após ter realizado o login, a senha gerada pelo site expira, necessitando que o segurado crie uma nova, com no mínimo 9 caracteres e que tenha pelo menos uma letra maiúscula e uma letra minúscula, um caractere especial e um número.

O cadastro para o Extrato INSS foi realizado com sucesso?

Faça mais uma fez o login e dessa vez utilize a senha que foi criada por você. Caso seja aceita é só clicar no botão “entrar”.

O Extrato INSS ou Extrato previdenciário CNIS, informa o nome de cada empresa pelo qual o trabalhador passou, informando também os períodos em que passou por cada uma, o valor que recebia, e qual função realizava.

Para imprimir a certidão, é só converter o documento para PDF e apertar “CTRL-P” e imprimir.

E pronto, o documento estará em suas mãos.

extrato inss

O que é o Extrato INSS?

O Extrato INSS, também conhecido como CNIS ou detalhamento de crédito, é um documento emitido pela Previdência Social para todos os segurados.

Neste documento, há o demonstrativo de todas as suas contribuições, recebimentos de benefícios e qualquer outro dado importante sobre sua relação com a Previdência.

É de extrema importância que o segurado sempre acompanhe seu Extrato através do INSS para evitar qualquer discrepância ou problemas no futuro, garantindo que terá sua aposentadoria sem maiores dores de cabeça.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO MEU INSS ALÉM DO EXTRATO INSS

O MEU INSS é um site que disponibiliza além do Extrato INSS, outros serviços.

E para realizar qualquer dos serviços listados abaixo é só clicar no link ao lado https://meu.inss.gov.br/central/index.html?app=hiscre.

  •  Agendamento de atendimento
  • Agendamento de perícia
  • Autenticidade de documentos
  • Consulta da declaração do benefício
  • Declaração de regularidade do contribuinte individual
  • Encontrar as agências mais próximas do INSS
  • Extrato de empréstimo consignado
  • Extrato de imposto de renda
  • Histórico de crédito de benefício
  • Revisão de benefícios
  • Resultado de perícia médica.

cnis meu inss

BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social por meio da Previdência Social, disponibilizam mais de 90 tipos de benefícios concedidos para os seus contribuintes, todos eles vêem descritos no Extrato INSS.

Entre os mais requisitados estão os:

Aposentadoria por tempo de contribuição: essa modalidade de aposentadoria é destinada para as mulheres que contribuíram por mais de 30 anos e para os homens que contribuíram por mais de 35 anos. Esse benefício não exige idade mínima, como muitos pensam, além de não haver necessidade de sair do mercado de trabalho após se aposentar por essa modalidade.

Aposentadoria por idade: reservado para o trabalhador urbano homem que possuir mais de 65 anos de idade e para a mulher que possuir mais de 60. Além de os dois tipos necessitam cumprir um período de carência mínima de 180 meses de contribuição (15 anos). Porém, se o trabalhador for segurado especial, a sua idade mínima será de 60 anos para o homem e 55 anos para a mulher.

Aposentadoria especial: destinada aos contribuintes que realizam trabalhos que causam algum mal a sua integridade física ou a sua saúde. Exemplo: funcionários de hospitais de risco, eletricitários, metalúrgicos, vigilantes e etc. Para essas pessoas, o tempo de contribuição muda de acordo com a função que a pessoa exerça e pode variar entre 15 a 25 anos.

Aposentadoria por invalidez: algumas pessoas possuíam trabalhos, mas em razão de ter sofrido um acidente, não conseguem mais exercer sua antiga atividade e nem outra nova atividade. Esse benefício é direcionado apenas para quem já é inscrito no INSS.

Se a invalidez for por doença, o critério exigido pelo INSS é ser contribuinte por pelo menos um ano para receber o benefício. Fora que é necessário a comprovação da invalidez por perícia realizado por médico competente de 2 em 2 anos. E se a pessoa já sofria de algum problema de saúde ou qualquer outro problema antes de se inscrever no INSS não terá direito a receber o benefício da aposentadoria.

Auxílio doença: é destinado ao segurado que precisa se afastar do serviço por mais de 15 dias. Se o trabalhador possuir carteira de trabalho assinada, os 15 primeiros dias são pagos pelo empregador, e a partir do 16º dia o pagamento é realizado pela previdência social.

Porém, se o contribuinte for individual como os autônomos ou profissionais liberais, todo o período vai ser pago pela previdência, apenas é necessário que esses contribuintes tenham realizado pelo menos 12 meses de contribuição (contínuos ou não).

Auxílio doença acidentário: é destinado as pessoas que sofreram algum acidente ou doença em decorrência do trabalho. Segue o mesmo processo do auxílio doença, mas os segurados, nesse caso, também possuem direito ao FGTS – fundo de garantia do tempo de serviço, durante o período que se mantiverem afastados, além de possuir estabilidade de 1 ano após retornar ao serviço.

Auxílio acidente: para os casos em que o segurado sofreu um acidente que lhe deixou sequelas que reduzem sua capacidade de exercer o seu trabalho, porém, ainda podem exercer outras atividades. Esse benefício é concedido ao segurado mesmo se ele voltar ao trabalho, cessando apenas quando o mesmo se aposentar.

Pensão por morte: é um benefício dado pela Previdência Social a família do trabalhador que estava na condição de segurado no caso de sua morte. O valor do benefício pago a família corresponde a todo o salário que o segurado recebia antes de falecer. Porém, se o falecido tivesse perdido a condição de segurado, a família poderá ainda assim pleitear e pensão, se o trabalhador tivesse cumprido algum dos requisitos para a concessão da aposentadoria por idade ou por contribuição.

Salário maternidade: é destinado às trabalhadoras que se ausentaram de seus trabalhos em decorrência do parto ou por ter realizado a adoção de uma criança. O prazo devesse benefício é de 120 dias e começa a contar 28 dias antes da mulher ter o bebê.

Porém, se a mulher tiver um aborto espontâneo, ou aborto com risco de vida, esse benefício é concedido por 2 semanas.

E no caso da adoção, são 120 dias de benefício se a criança possuir menos de um ano, 60 dias de benefício se a criança possuir entre 1 e 4 anos de idade e 30 dias para as crianças que tem mais de quatro anos e menor de 8.

Auxílio reclusão: dado aos dependentes do preso, se o mesmo se encontrar na condição de segurado.

Esse benefício é valido durante todo o período da reclusão.

Todos eles dependem da emissão e correta documentação do seu Extrato INSS.

POSSIBILIDADE DE ENVIAR DOCUMENTOS PARA A PREVIDÊNCIA PELA INTERNET

A Previdência Social procure cada vez mais digitalizar seus serviços, gerando rapidez e facilidade para todos.

O portal MEU INSS, na verdade foi uma iniciativa que a previdência teve para que seus segurados mudassem a forma como se relacionavam com a Previdência e passassem a interagir mais com o instituto, além de facilitar a retirada do Extrato INSS.

Diante dos vários serviços oferecidos pelas agências do INSS, em alguns casos os cidadãos nem precisam mais comparecer na agencia para poder concluir seu serviço. Basta que em envie os documentos necessários para analise por meio da internet.

O contribuinte saberá quando tiver essa possibilidade ao realizar o agendamento do serviço desejado.

Porém, os envios desses documentos seguem algumas regras; como respeito ao formato e tamanho de cada arquivo.

E as versões originais podem ser apresentadas no dia que foi agendado o serviço pelo site.

Finalizando, o intuito de poder encaminhar documentos pela internet, visa melhor o atendimento nas agências, que antes ficam com um enorme fluxo de pessoas, e para o contribuinte, que merece um atendimento digno, rápido e preciso.

Caso você queira consultar seu Extrato INSS pelo APP da Previdência, segue o video explicativo:

Deixe uma resposta