SAA MTE GOV BR: Agendamento seguro desemprego

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O seguro desemprego é um benefício temporário destinado aos trabalhadores que se encontram na situação de desemprego em razão de terem seus contratos extintos sem justa causa ou porque houve uma paralisação temporária das atividades pelo empregador.

O procedimento é realizado no site do SAA.MTE.GOV.BR

Esse benefício é pago pelo poder público de 3 a 5 parcelas e tem o intuito de garantir uma assistência temporária para o trabalhador.

Como esse é um dos benefícios que auxilia milhares de desempregos pelo país, o seguro desemprego agora pode ser agendado de forma online.

Facilitando ainda mais a vida do trabalhador que precisa obter um meio de sustento para si e para a sua família.

Com base nisso, acompanhe conosco como é feito o agendamento desse serviço, seu pagamento, as condições de recebimento e muito mais.

COMO AGENDAR O SERVIÇO DO SEGURO DESEMPREGO NO SAA MTE GOV BR

O agendamento do seguro desemprego deve ser feito no site do Ministério do Trabalho e emprego pelo link ao lado http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.

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Após entrar no site apenas selecione o Estado e Município no qual reside, o tipo de atendimento e o código de segurança, em seguida clique em “prosseguir” e siga as informações pedidas.

Combinado o dia e hora para a concessão do serviço, você deverá comparecer no local indicado portando os seguintes documentos;

1.    Documento de identificação com foto (CNH, RG, CTPS, passaporte, etc);

2.    Cadastro de pessoa física

3.    Carteira de trabalho

4.    O requerimento do seguro desemprego impresso

5.    Documentos que comprovem o deposito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

6.    E o TRCT – termo de rescisão do contrato de trabalho

Porém, se caso você não consiga realizar o agendamento do seguro desemprego no SAA MTE GOV BR de forma online é porque o serviço não está disponível para o seu município.

Desse modo é preciso que vá ao Ministério do trabalho ou ligue para a central de atendimento “alô trabalho” pelo número 158.

QUAIS AS CONDIÇÕES PARA O RECEBIMENTO DO SEGURO DESEMPREGO PELO SAA.MTE.GOV.BR

  • Não ter o empregado outro meio de prover o seu sustento
  • Ser um trabalhador formal e doméstico e ter sido dispensado sem justa causa
  • O empregado tenha sido demitido sem a sua participação
  • Ser um empregado formal com contrato de trabalho suspenso em razão de participação de curso de qualificação ofertado pelo empregador
  • O empregado ter trabalhado no mínimo 12 meses para o recebimento do primeiro seguro
  • Ser um pescador profissional durante o período defeso (período proibido para a pesca)

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PARCELAS SEGURO DESEMPREGO

O pagamento do seguro desemprego é realizado mediante o pagamento de parcelas.

E funciona do seguinte modo: o pedido é analisado de acordo com o número de solicitações feitas do benefício, além de analisar o número de meses que o trabalhador trabalhou para o empregador com carteira de trabalho assinada.

As parcelas e seus respectivos tipos de solicitação ficam assim estabelecidos:

1.    Na primeira solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 4 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 18 meses com CTPS assinada.

Na primeira solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 5 parcelas se tiver trabalhado acima de 24 meses com CTPS assinada.

2.    Na segunda solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 4 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 9 meses com CTPS assinada.

Na segunda solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 5 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 12 meses com CTPS assinada.

3.    Na terceira solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 3 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 6 meses com CTPS assinada.

Na terceira solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 4 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 12 meses com CTPS assinada.

Na terceira solicitação o trabalhador receberá o equivalente a 5 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 24 meses com CTPS assinada.

PROBLEMAS NO SITE DO SAA MTE

Infelizmente alguns problemas pode se apresentar quando for realizar o agendamento do seguro desemprego no site do SAA.MTE.GOV.BR

O principal deles é de o site estar OFFLINE, caso isso ocorra, tente entrar em um horário diferente, visto que pode estar acontecendo algum tipo de manutenção.

Se mesmo assim continuar sem continuar entrar, tente por outro computador ou celular, o problema pode estar na sua máquina.

COMO CONSULTAR O BENEFÍCIO DO SEGURO DESEMPREGO

Depois de agendado o serviço no SAA MTE GOV BR e realizado o pedido do benefício do seguro desemprego, é claro que o trabalhador está ansioso para poder realizar a consulta do pagamento das suas parcelas de forma online.

Para isso, deverá entrar no site da Caixa Econômica Federal https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01 e informar o número do NIS (PIS OU PASEP) e a senha do cadastro.

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Se for o seu primeiro acesso, procure na página a opção “cadastrar senha” e informe os dados solicitados.

Depois de ter feito seu login, o site então, redirecionará o usuário para uma página que conterá todas as informações sobre o seu benefício do seguro desemprego, além de estar exposto em quantas parcelas será feito seu pagamento.

Outra forma dessa forma online para consultar o benefício também é possível fazer isso por meio dos caixas eletrônicos ou lotéricas, bastando apenas portar o seu cartão cidadão.

Em caso de dúvidas ou para consultar informações sobre esse e outros benefícios é só baixar o aplicativo Caixa Trabalhador.

Disponível em Android ou IOS, o aplicativo é gratuito e de fácil manuseio.

Baixe e acompanhe informações sobre PIS, abono salarial, seguro desemprego, calendário de pagamento e etc. 

Espero que tenha conseguido realizar o seu agendamento de seguro desemprego no site do SAA MTE GOV BR, caso contrário, você pode deixar um comentário abaixo e que entraremos em contato.

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